terça-feira, 1 de maio de 2012

A Importância da Educação no desenvolvimento de um pensamento crítico para a formação de uma Sociedade Democrática.



A importância da Educação no desenvolvimento de um pensamento crítico para a formação de uma Sociedade Democrática.
Rodrigo Sousa 
Estudante de Ed. Física (UNICID)

Ao assistir um vídeo clipe da banda Pink Floyd, me peguei fazendo algumas comparações com o comportamento das crianças em sala de aula dentro e fora da ficção.
O filme se passa em uma escola européia por volta dos anos 70, e faz uma crítica ao modelo de ensino da época, caracterizando-o como opressor e padronizado. Apesar de alguns anos após o lançamento do filme, alguns fatores ainda são bem reais e atuais se analisarmos o método educacional de algumas instituições nacionais.
Se pararmos para pensar no fato de que uma pessoa precisa ingressar numa faculdade para conhecer seus direitos estabelecidos pela constituição, e mesmo assim precisa se submeter a alguns paradoxos como o voto que é livre, porém obrigatório, acabamos nos dando conta de uma liberdade camuflada. “...o estado é uma forma de poder que enobrece a obediência.” BURDEAU G. (1970, P. 17).
Quanto custa para uma sociedade, a política de corpos inertes, não críticos?
Assim como mostra no filme as crianças sendo jogadas em uma máquina, tendo suas mentes seus direitos e suas vidas trituradas pelo sistema, sem que ninguém tome alguma providência.
A imagem de crianças mascaradas (sem identidade, despersonalizadas) nos remete ao pensamento de homogenização das salas de aula, assim como a igualdade limitada dos professores, que seguem padrões, tal qual robôs em uma equipe de produção, para a formação de uma linha, como se estivéssemos no mundo apenas para manter cota e ocupar o lugar dos que já atingiram a vida útil. Professores que seguem padrões de uma educação que há muito tempo têm dado provas de que está falida e ficou obsoleta.
A educação deve derrubar barreiras, muros, “arrancar” grades, desordenar (MORIM, 1921), como fala o meu professor, desordem não é bagunça, é fugir do comum, desenvolver o pensamento crítico nos seus alunos. Deve acreditar na possibilidade de formar seres humanos pensantes, que possam formar reformar e reinventar uma democracia, e fazer a política na essência de sua concepção. Que é governar e ter disponibilidade para servir ao povo e com o povo, sem distinção de sexo, cor ou etnia. A educação é para a vida de uma sociedade. ”Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível” (Paulo Freire), e desfazer de uma vez por todas essa confusão que existe na escola de confundir capacitação com formação humana, e entender que nas escolas não apenas formamos historiadores, matemáticos físicos ou até mesmo atletas como alguns professores de educação física acreditam, mas sim, seres humanos com dignidade, honradez, responsabilidade social e respeito ás individualidades de culturas e valores.

“...não queira  mudar o mundo,  apenas semeie pequenos tumultos...”
Luciano Pires


Referências:

·         BERDEAU, G.-  Introdução. Nº O Estado. Editora: Editions Sevil: 1970.
·         MORIN, E.-  A cabeça bem feita 1921- Rio de Janeiro Bertrand Brasil 2001.
·         PAOLIELLO, E.- Ginástica Geral: a Proposta do Grupo Ginástico UNICAMP.
·         FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Paz e Terra Ano São Paulo,1996.



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