segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ginástica na Escola

http://www.aeep.pt/noticias/noticia.aspx?id=65



Universidade Cidade de São paulo
UNICID

Projeto: Práticas de Ensino em Atividades Gímnicas

Ginástica Acrobática na Escola




Alunos

Daiane Santos                        
DiocineteMontel                  
Edipo Nunes                           
Edvaldo Rodrigo F. Sousa    
Jaynne Cardeal                       
Rafael Gregório                      
Sheyla Santos                         



Fundamentação Teórica


A Ginástica Acrobática (GACRO), “terminologia adotada oficialmente a partir do ciclo competitivo 2005/2008,” é considerada relativamente jovem se comparada á outras modalidades, completando 37 anos de existência como modalidade esportiva em 2011, (PCCOLO & MERIDA, 2008). Fato que colabora para sua pouca popularidade nas escolas, na sociedade e até mesmo nos centros esportivos que tem como carro chefe as ginásticas Artística, Rítmica e de Trampolim.

 A Gacro foi escolhida para ser realizada em um âmbito escolar por conta de seus elementos básicos; a impossibilidade de ser praticada individualmente e as diferentes funções de cada participante são algumas de suas principais características, dessa forma não há uma exigência de padronização de biótipo, altura ou idade e pode ser aplicada tanto para meninos, meninas ou misto.

“A GACRO diferencia-se das outras modalidades ginásticas pelo fato de proporcionar trabalhos em grupo, por necessitar de poucos materiais, resultando em menor custo, além de poder ser desenvolvida com ginastas de diferentes estruturas físicas”. (PICCOLO & MERIDA, 2008).

”No que tange à questões de gênero, as aulas mistas de educação física podem dar oportunidade para que meninos e meninas convivam, observem-se, descubram-se possam aprender a ser tolerantes, a não discriminar e a compreender as diferenças, de forma a não reproduzir estereotipadamente relações sociais autoritárias (PCNs)”.

Alem das diferentes habilidades desenvolvidas como qualquer atividade gimnica, temos como objetivo proporcionar outras habilidades que são de grande importância dentro e fora da escola, ”a cultura é o conjunto de códigos simbólicos reconhecíveis pelo grupo: neles o individuo é formado desde o momento da sua concepção; nesses mesmos códigos, durante sua infância, aprende os valores do grupo; por eles é mais tarde introduzido nas obrigações da vida adulta, da maneira como cada grupo social as concebe (PCNs)”, são o trabalho em equipe, a socialização e o respeito às diferenças físicas e sociais.

Por que segunda infância, segundo Erick Erickson está na fase entre produtividade X inferioridade, onde a escola tem que incentivar a produzir sempre de maneira positiva, então é interessante fazer atividades em que todos interagem e participam, pois nessa fase a criança esta propensa a desenvolver sentimentos de inferioridade devido à exclusão nos grupos, então essa atividade tem que ressaltar que todos têm as mesmas possibilidades e chances.

O presente trabalho tem como objetivo resgatar e reapresentar (PICCOLO & MERIDA), a Ginástica Acrobática, ampliando a cultura corporal dos praticantes de modo que seja possível introduzir através de atividades lúdicas questões de grande importância para o desenvolvimento dentro e fora da escola, “O respeito à individualidade de cada pessoa, sua cultura de origem, seus valores e expectativas, devem constituir a base do processo educativo, no qual o aluno nunca seja criticado no seu ser, mas sim corrigido no seu fazer, pois, desta forma, terá mais possibilidades de inter-relacionar-se com sucesso, aprimorando seu próprio ser “'. (SOUZA, E. P. M.).

O projeto será desenvolvido em 5 (cinco) aulas, com crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública localizada na zona leste de São Paulo, partindo de uma primeira aula de caráter diagnóstico(será o primeiro contato do grupo com os alunos), seguida de aulas de caráter preparatório no que diz respeito à questões de capacidades físicas desejadas para o desenvolvimento da modalidade, e concluído com aulas de conduta relativamente “técnica”(questões de segurança) para nortear o conceito do aluno com relação á modalidade. Lembrando que todas as aulas serão desenvolvidas através de atividades recreativas que tem em suas características a cooperação. (Darido) “jogos e brincadeiras também ensinam”.




Objetivos específicos

Ampliar a cultura corporal dos alunos de forma que possam identificar a Ginástica Acrobática dentre as diversas ginásticas.




Benefícios

Segundo ALMEIDA 1994 & ASTOR 1954 (citados por PICCOLO & MERIDA 2008)”...os praticantes desta modalidade podem ser favorecidos pela aquisição de noções espaço-temporais, da esquematização corporal, do controle motor, da flexibilidade, da coordenação estática, da coordenação coletiva, do equilíbrio, da força e da resistência muscular localizada, da cooperação, da autonomia, do prazer e da autoconfiança. Além disso, experiências corporais valiosas e enriquecedoras para a cultura corporal do homem são conseguidas por meio da prática das atividades ginásticas (LEGUETE, 1987; SOARES, 1998; SOUZA, 1997; GALLAHUE; OZMUN, 2005).

Além dos benefícios citados acima, NISSEN (1991, p. 36-37), aponta 20 vantagens da GACRO com relação às demais ginásticas competitivas. Dentre elas estão:

Peso corporal: não há pressão para manter o peso baixo, pois os bases, atletas que sustentam as pirâmides, podem ter um peso corporal maior. Pensando na questão técnica, não há um padrão de corpo (biótipo) exigido o que torna a carreira em GACRO mais longa;
Cooperação: por ser uma modalidade realizada em grupos e necessitar de interação entre os participantes, a rivalidade pessoal é diminuída;
Sociabilização: não há divisão dos sexos nos treinamentos, seno assim a co-educação diminui os preconceitos de gêneros e de indiferenças individuais;




Estilos de Ensino

Devido ser uma escola com método de ensino ainda tradicional, não acreditamos ser possível um plano de aula que envolva solução de problemas ou descoberta guiada sem que se perda a qualidade. Por esse motivo os estilos mais adequados são; comando e Tarefa.



Instrumento de Gestão

Plano e Relatório de Aulas.


1ºAula
Data: 10/11/2011
Objetivo Específico: Realização de uma Avaliação diagnóstica dos alunos para iniciação de atividades recreativas para o segmento da Gacro.
Estrutura da aula/ Conteúdo Planejado
1º Momento: Contato com os alunos, logo em seguida a apresentação dos professores.
Estratégia Utilizada: Roda de conversa, realização da avaliação diagnóstica para mapear o conhecimento prévio dos alunos.
2º Momento: Iniciação das atividades, essas atividades apesar de desenvolverem alguns elementos fundamentais da Gacro, também tiveram um caráter avaliativo;
Estratégia Utilizada: Entendemos ser imprescindível atividades que os coloquem em evidência para que pudéssemos conhecê-los melhor e dar oportunidade deles nos  conhecer.
Material Utilizado: Colchonetes, banco suíço, arco e bolas de meia.
Estilo de Ensino: Comando
3º Momento: Finalização com dialogo sobre a aula. Levantamentos sobre pontos positivos e negativos.
Estratégia Utilizada: Roda de Conversa.

Avaliação da 1° Aula

Numéro de Alunos
Presentes: 35
Conteudo
Efetivado
Aspectos
Positivos
Desafios Futuros


1º Momento



Sim

Os alunos
Participaram ativamente no questionamento de perguntas


*********

2º Momento

Não, por falta de organização na aula.
Os alunos se motivaram com as atividades propostas
Organização da aula incluindo matérias utilizados.

3º Momento

Sim
Avaliação diagnóstica concluida

********




2º Aula
Data: 17/11/2011
Objetivo Específico: Continuidade no segmento da Gacro com atividades recreativas, de maior complexidade, buscando cooperação e trabalho em equipe.
Estrutura/ Conteúdo Planejado
1ºMomento: Explicação da aula
Estratégia Utilizada: Roda de Conversa
2º Momento: Inicialmente propomos aos alunos um aquecimento diferenciado de uma maneira lúdica.
Estratégia Utilizada: Montanha Russa.
Em seguida na realização da primeira atividade, propomos trabalhar de forma lúdica questões que além de fortalecimento dos membros superiores, exige força e transporte de peso, assim como o trabalho em equipe, responsabilidade e respeito, ou seja, necessidades básicas da Gacro.
Estratégia Utilizada: Esteira Humana.
Na segunda atividade, demos segmento com o trabalho lúdico, desenvolvendo força (membros inferiores), assim como na atividade anterior aspectos relacionados a responsabilidade, respeito entre outros.
Materiais Utilizados: Colchonetes
Estilo de Ensino : Comando e Tarefa
3º Momento: Finalização com um diálogo sobre a aula, levantamento sobre pontos positivos e negativos.
Estratégias Utilizadas: Roda de Conversa

Avaliação da 2º Aula

Numero de Alunos presentes: 21
Conteúdo
Efetivado
Aspectos
Positivos
Desafios Futuros

1º Momento


Sim
Reflexão sobre comportamento

**************

2º Momento


Sim

Desenvolveram com êxito as atividades e questões atitudinais

Introdução a
Gacro
3º Momento
Sim
***************
****************





3º Aula
Data: 22/11/2011
Objetivo Específico: Introdução a Gacro, realização de atividades que estimulem a criatividade.
Estrutura da aula/ Conteúdo Planejado.
1º Momento: Explicação da Aula
Estratégias Utilizadas: Roda de Conversa.
2º Momento: A primeira atividade teve como objetivo introduzir aspectos fundamentais da Gacro, tais como, base, intermediário e volante.
Estratégia Utilizada: Coelho na Toca.
Na segunda atividade, propomos uma tarefa que se estimula a criatividade.
Estratégia Utilizada: Produção de imagem tendo como tópico gerador o filme “Transformers”.
Materiais Utilizados: Colchonetes
Estilo de Ensino: Tarefa
3º Momento: Finalização com diálogo sobre a aula.
Estratégia Utilizada: Roda de Conversa.

Avaliação da 3° Aula

Numero de Aluno
Presentes: 15
Conteúdo
Efetivado
Aspectos
Positivos
Desafios
Futuros

1º Momento


Sim
Reflexão sobre as aulas anteriores

**************

2º Momento


Sim
Participação e comprometimento

**************

3º Momento

Sim
Assimilação da proposta e curiosidades

*************

4º Aula
Data: 24/11/2011
Objetivo Específico: Aprofundamento em um dos conceitos da Gacro: Formação de Figuras.
Estrutura da aula/ Conteúdo Planejado.
1º Momento: Reflexões sobre as aulas passadas e explicação do conteúdo a ser aplicado.
Estratégia Utilizada: Roda de Conversa.
2º Momento: .Uma única atividade de conteúdo mais direcionado, onde o objetivo era de estimular a criatividade e também estruturar o esquema corporal através da formação de figuras.
Estratégia Utilizada: Uma adaptação do jogo imagem e ação. A sala foi dividida em dois grupos, onde cada grupo tinha como proposta formar figuras determinadas pelo professor(a).
Materiais Utilizados: Colchonetes
Estilo de Ensino: Tarefa
3º Momento: Finalizamos a aula com um diálogo, e pedimos que trouxessem para próxima aula imagens da Gacro.
Estratégias Utilizadas: Roda de Conversa.


Avaliação da 4° Aula

Numero de Alunos presentes: 15
Conteúdo
Efetivado
Aspectos
Positivos
Desafios Futuros

1º Momento


Sim

Maior Participação

Trabalhar com o grupo uma única proposta.

2º Momento


Sim


Maior Autonomia

****************
3º Momento
Sim
***************
****************


5º Aula
Data: 29/11/2011
Objetivo Específico: Trabalhar com todo o grupo, através de uma única imagem.
Estrutura da aula/ Conteúdo Planejado.
1º Momento: Apresentação por parte dos alunos das imagens pesquisadas e aplicação sobre alguns pontos básicos: Como base, intermediário e volante.
Estratégia Utilizada: Roda de Conversa.
2º Momento: .Atividade “Caça do Tesouro”.
Estratégia Utilizada: Um jogo de perguntas e respostas de raciocínio lógico, onde cada resposta certa equivale a uma parte de uma imagem (Castelo). Uma vez a imagem completa o objetivo era reproduzi-la utilizando todo o grupo.
Estratégia Utilizada: Caça ao Tesouro.
Materiais Utilizados: Colchonetes e Imagens.
Estilo de Ensino: Tarefa
3º Momento: Na roda de conversa foi identificado que era preciso mudar a estratégia da aula, com a mesma proposta foi concluído que era necessario uma nova atividade com a sala dividida em dois grupos para facilitar o entendimento da proposta e finalizar a aula.
Estratégias Utilizadas: Roda de Conversa.






Conclusão

Com o projeto Ginástico Acrobática na Escola, concluímos que apesar das questões técnicas e competitivas que circundam todo o universo das ginásticas, é perfeitamente possível trabalhar com suas modalidades na escola, principalmente se falarmos da GACRO. O seu caráter inclusivo e de certa forma sua pouca popularidade acabam por contribuir nas aulas, de modo que as mesmas não são contaminadas pelos dispositivos midiáticos, dando possibilidades de descobertas e quebras de paradigmas, desvencilhando-se das questões competitivas e de rendimento que tanto assolam as aulas de Ed. Física escolar.

O projeto sofreu algumas alterações, de modo que as atividades foram desenvolvidas respeitando o nível de compreensão e estágio maturacional dos alunos.
As alterações foram todas de cunho adaptativo, mantendo o seu caráter lúdico, visando sempre o objetivo geral do trabalho. A ampliação da cultura corporal. Partindo desse pré-suposto, fica evidente que ao término das aulas, os alunos conseguem diferenciar a GACRO dentre as demais modalidades gimnicas. Sendo assim, podemos afirmar que no que diz respeito à cultura corporal, o objetivo foi atingido de maneira positiva e produtiva. 



No que diz respeito à formação humana, a principal atitude do professor, “é ensinar a vivenciar os valores humanos, criando atividades onde o aluno tenha a oportunidade de experienciar a cooperação, a responsabilidade, a amizade, a solidariedade, o respeito a si próprio e aos demais, etc...” (SOUZA, E. P. M.). O sucesso da proposta pedagógica depende do entendimento por parte dos professores que, para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, precisamos parar de olhar para tudo, e passarmos a enxergar o todo (MORIN). Dessa forma, questões como as citadas acima podem ser alcançadas com êxito desde que o professor tenha em mente que seus objetivos não abrangem noções técnicas ou de desempenho.




Referências:


·         PICCOLO, MERIDA &MERIDA -Redescobrindo a Ginástica Acrobática. Porto Alegre, v. 14, n.02, p. 155-180, maio/agosto de 2008.

·         SOUZA, E. P. M.- Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral – FEF – Unicamp.

·         BREGOLATO, R. A. - Cultura corporal da ginástica. São Paulo Ícone 2006.
·         CONCEIÇÃO, R. B. - Ginástica escolar. Rio de Janeiro Sprint 1998.
·         MORIN, EDGARD, 1921 - A cabeça bem feita. Rio de Janeiro Bertrand Brasil 2001.
·         AYOUB, ELIANA - Ginástica geral e educação física escolar Campinas, SP Ed. Unicamp 2003.

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