http://www.aeep.pt/noticias/noticia.aspx?id=65 |
Universidade Cidade de São paulo
UNICID
Projeto:
Práticas de Ensino em Atividades Gímnicas
Ginástica
Acrobática na Escola
Alunos
Daiane
Santos
DiocineteMontel
Edipo
Nunes
Edvaldo
Rodrigo F. Sousa
Jaynne
Cardeal
Rafael
Gregório
Sheyla
Santos
Fundamentação Teórica
A Ginástica Acrobática (GACRO), “terminologia adotada
oficialmente a partir do ciclo competitivo 2005/2008,” é considerada
relativamente jovem se comparada á outras modalidades, completando 37 anos de
existência como modalidade esportiva em 2011, (PCCOLO & MERIDA, 2008). Fato
que colabora para sua pouca popularidade nas escolas, na sociedade e até mesmo
nos centros esportivos que tem como carro chefe as ginásticas Artística,
Rítmica e de Trampolim.
A Gacro foi escolhida
para ser realizada em um âmbito escolar por conta de seus elementos básicos; a
impossibilidade de ser praticada individualmente e as diferentes funções de
cada participante são algumas de suas principais características, dessa forma
não há uma exigência de padronização de biótipo, altura ou idade e pode ser
aplicada tanto para meninos, meninas ou misto.
“A GACRO diferencia-se
das outras modalidades ginásticas pelo fato de proporcionar trabalhos em grupo,
por necessitar de poucos materiais, resultando em menor custo, além de poder
ser desenvolvida com ginastas de diferentes estruturas físicas”. (PICCOLO
& MERIDA, 2008).
”No que tange à questões de gênero, as aulas mistas de
educação física podem dar oportunidade para que meninos e meninas convivam,
observem-se, descubram-se possam aprender a ser tolerantes, a não discriminar e
a compreender as diferenças, de forma a não reproduzir estereotipadamente
relações sociais autoritárias (PCNs)”.
Alem das diferentes habilidades desenvolvidas como qualquer
atividade gimnica, temos como objetivo proporcionar outras habilidades que são
de grande importância dentro e fora da escola, ”a cultura é o conjunto de
códigos simbólicos reconhecíveis pelo grupo: neles o individuo é formado desde
o momento da sua concepção; nesses mesmos códigos, durante sua infância,
aprende os valores do grupo; por eles é mais tarde introduzido nas obrigações
da vida adulta, da maneira como cada grupo social as concebe (PCNs)”, são o
trabalho em equipe, a socialização e o respeito às diferenças físicas e sociais.
Por que segunda infância, segundo Erick Erickson está na
fase entre produtividade X inferioridade, onde a escola tem que incentivar a
produzir sempre de maneira positiva, então é interessante fazer atividades em
que todos interagem e participam, pois nessa fase a criança esta propensa a
desenvolver sentimentos de inferioridade devido à exclusão nos grupos, então
essa atividade tem que ressaltar que todos têm as mesmas possibilidades e
chances.
O presente trabalho tem como objetivo resgatar e
reapresentar (PICCOLO & MERIDA), a Ginástica Acrobática, ampliando a
cultura corporal dos praticantes de modo que seja possível introduzir através
de atividades lúdicas questões de grande importância para o desenvolvimento
dentro e fora da escola, “O respeito à individualidade de cada pessoa, sua
cultura de origem, seus valores e expectativas, devem constituir a base do
processo educativo, no qual o aluno nunca seja criticado no seu ser, mas sim
corrigido no seu fazer, pois, desta forma, terá mais possibilidades de inter-relacionar-se
com sucesso, aprimorando seu próprio ser “'. (SOUZA, E. P. M.).
O projeto será desenvolvido em 5 (cinco) aulas, com crianças
do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública localizada na
zona leste de São Paulo, partindo de uma primeira aula de caráter
diagnóstico(será o primeiro contato do grupo com os alunos), seguida de aulas
de caráter preparatório no que diz respeito à questões de capacidades físicas
desejadas para o desenvolvimento da modalidade, e concluído com aulas de
conduta relativamente “técnica”(questões de segurança) para nortear o conceito
do aluno com relação á modalidade. Lembrando que todas as aulas serão
desenvolvidas através de atividades recreativas que tem em suas características
a cooperação. (Darido) “jogos e brincadeiras também ensinam”.
Objetivos específicos
Ampliar a cultura corporal dos alunos de forma que possam
identificar a Ginástica Acrobática dentre as diversas ginásticas.
Benefícios
Segundo ALMEIDA 1994 & ASTOR 1954 (citados por PICCOLO
& MERIDA 2008)”...os praticantes desta modalidade podem ser favorecidos
pela aquisição de noções espaço-temporais, da esquematização corporal, do
controle motor, da flexibilidade, da coordenação estática, da coordenação
coletiva, do equilíbrio, da força e da resistência muscular localizada, da
cooperação, da autonomia, do prazer e da autoconfiança. Além disso,
experiências corporais valiosas e enriquecedoras para a cultura corporal do
homem são conseguidas por meio da prática das atividades ginásticas (LEGUETE,
1987; SOARES, 1998; SOUZA, 1997; GALLAHUE; OZMUN, 2005).
Além dos benefícios citados acima, NISSEN (1991, p. 36-37),
aponta 20 vantagens da GACRO com relação às demais ginásticas competitivas.
Dentre elas estão:
Peso corporal: não há pressão para manter o peso baixo, pois
os bases, atletas que sustentam as pirâmides, podem ter um peso corporal maior.
Pensando na questão técnica, não há um padrão de corpo (biótipo) exigido o que
torna a carreira em GACRO mais longa;
Cooperação: por ser uma modalidade realizada em grupos e
necessitar de interação entre os participantes, a rivalidade pessoal é
diminuída;
Sociabilização: não há divisão dos sexos nos treinamentos,
seno assim a co-educação diminui os preconceitos de gêneros e de indiferenças
individuais;
Estilos de Ensino
Devido ser uma escola com método de ensino ainda
tradicional, não acreditamos ser possível um plano de aula que envolva solução
de problemas ou descoberta guiada sem que se perda a qualidade. Por esse motivo
os estilos mais adequados são; comando e Tarefa.
Instrumento
de Gestão
Plano
e Relatório de Aulas.
1ºAula
Data: 10/11/2011
Objetivo Específico: Realização de uma Avaliação diagnóstica
dos alunos para iniciação de atividades recreativas para o segmento da Gacro.
Estrutura da aula/ Conteúdo
Planejado
1º Momento: Contato com os alunos, logo em seguida
a apresentação dos professores.
Estratégia
Utilizada: Roda de conversa, realização da avaliação diagnóstica para mapear o
conhecimento prévio dos alunos.
2º Momento: Iniciação das atividades, essas
atividades apesar de desenvolverem alguns elementos fundamentais da Gacro,
também tiveram um caráter avaliativo;
Estratégia
Utilizada: Entendemos ser imprescindível atividades que os coloquem em
evidência para que pudéssemos conhecê-los melhor e dar oportunidade deles
nos conhecer.
Material Utilizado: Colchonetes, banco suíço, arco e bolas
de meia.
Estilo de Ensino: Comando
3º Momento: Finalização com dialogo sobre a aula.
Levantamentos sobre pontos positivos e negativos.
Estratégia
Utilizada: Roda de Conversa.
Avaliação
da 1° Aula
Numéro de Alunos
Presentes: 35
|
Conteudo
Efetivado
|
Aspectos
Positivos
|
Desafios Futuros
|
1º Momento
|
Sim
|
Os alunos
Participaram
ativamente no questionamento de perguntas
|
*********
|
2º Momento
|
Não, por falta de organização na aula.
|
Os alunos se
motivaram com as atividades propostas
|
Organização da aula
incluindo matérias utilizados.
|
3º Momento
|
Sim
|
Avaliação
diagnóstica concluida
|
********
|
2º Aula
Data: 17/11/2011
Objetivo Específico: Continuidade no segmento da Gacro com
atividades recreativas, de maior complexidade, buscando cooperação e trabalho
em equipe.
Estrutura/ Conteúdo
Planejado
1ºMomento: Explicação da aula
Estratégia
Utilizada: Roda de Conversa
2º Momento: Inicialmente propomos aos alunos um
aquecimento diferenciado de uma maneira lúdica.
Estratégia
Utilizada: Montanha Russa.
Em
seguida na realização da primeira atividade, propomos trabalhar de forma lúdica
questões que além de fortalecimento dos membros superiores, exige força e
transporte de peso, assim como o trabalho em equipe, responsabilidade e
respeito, ou seja, necessidades básicas da Gacro.
Estratégia
Utilizada: Esteira Humana.
Na
segunda atividade, demos segmento com o trabalho lúdico, desenvolvendo força
(membros inferiores), assim como na atividade anterior aspectos relacionados a
responsabilidade, respeito entre outros.
Materiais Utilizados: Colchonetes
Estilo de Ensino : Comando e Tarefa
3º Momento: Finalização com um diálogo sobre a aula,
levantamento sobre pontos positivos e negativos.
Estratégias
Utilizadas: Roda de Conversa
Avaliação
da 2º Aula
Numero de Alunos presentes: 21
|
Conteúdo
Efetivado
|
Aspectos
Positivos
|
Desafios Futuros
|
1º Momento
|
Sim
|
Reflexão sobre
comportamento
|
**************
|
2º Momento
|
Sim
|
Desenvolveram com
êxito as atividades e questões atitudinais
|
Introdução a
Gacro
|
3º Momento
|
Sim
|
***************
|
****************
|
3º Aula
Data: 22/11/2011
Objetivo Específico: Introdução a Gacro, realização de
atividades que estimulem a criatividade.
Estrutura da aula/ Conteúdo
Planejado.
1º Momento: Explicação da Aula
Estratégias
Utilizadas: Roda de Conversa.
2º Momento: A primeira atividade teve como objetivo
introduzir aspectos fundamentais da Gacro, tais como, base, intermediário e
volante.
Estratégia
Utilizada: Coelho na Toca.
Na
segunda atividade, propomos uma tarefa que se estimula a criatividade.
Estratégia
Utilizada: Produção de imagem tendo como tópico gerador o filme “Transformers”.
Materiais Utilizados: Colchonetes
Estilo de Ensino: Tarefa
3º Momento:
Finalização com diálogo sobre a aula.
Estratégia
Utilizada: Roda de Conversa.
Avaliação
da 3° Aula
Numero de Aluno
Presentes: 15
|
Conteúdo
Efetivado
|
Aspectos
Positivos
|
Desafios
Futuros
|
1º Momento
|
Sim
|
Reflexão sobre as
aulas anteriores
|
**************
|
2º Momento
|
Sim
|
Participação e
comprometimento
|
**************
|
3º Momento
|
Sim
|
Assimilação da
proposta e curiosidades
|
*************
|
4º Aula
Data: 24/11/2011
Objetivo Específico: Aprofundamento em um dos conceitos da
Gacro: Formação de Figuras.
Estrutura da aula/ Conteúdo
Planejado.
1º Momento: Reflexões sobre as aulas passadas e
explicação do conteúdo a ser aplicado.
Estratégia
Utilizada: Roda de Conversa.
2º Momento: .Uma única atividade de conteúdo mais
direcionado, onde o objetivo era de estimular a criatividade e também
estruturar o esquema corporal através da formação de figuras.
Estratégia
Utilizada: Uma adaptação do jogo imagem e ação. A sala foi dividida em dois
grupos, onde cada grupo tinha como proposta formar figuras determinadas pelo
professor(a).
Materiais Utilizados: Colchonetes
Estilo de Ensino: Tarefa
3º Momento:
Finalizamos a aula com um diálogo, e pedimos que trouxessem para próxima aula
imagens da Gacro.
Estratégias
Utilizadas: Roda de Conversa.
Avaliação
da 4° Aula
Numero de Alunos presentes: 15
|
Conteúdo
Efetivado
|
Aspectos
Positivos
|
Desafios Futuros
|
1º Momento
|
Sim
|
Maior Participação
|
Trabalhar com o
grupo uma única proposta.
|
2º Momento
|
Sim
|
Maior Autonomia
|
****************
|
3º Momento
|
Sim
|
***************
|
****************
|
5º Aula
Data: 29/11/2011
Objetivo Específico: Trabalhar com todo o grupo, através de
uma única imagem.
Estrutura da aula/ Conteúdo
Planejado.
1º Momento: Apresentação por parte dos alunos das
imagens pesquisadas e aplicação sobre alguns pontos básicos: Como base,
intermediário e volante.
Estratégia
Utilizada: Roda de Conversa.
2º Momento: .Atividade “Caça do Tesouro”.
Estratégia
Utilizada: Um jogo de perguntas e respostas de raciocínio lógico, onde cada
resposta certa equivale a uma parte de uma imagem (Castelo). Uma vez a imagem
completa o objetivo era reproduzi-la utilizando todo o grupo.
Estratégia
Utilizada: Caça ao Tesouro.
Materiais Utilizados: Colchonetes e Imagens.
Estilo de Ensino: Tarefa
3º Momento:
Na roda de conversa foi identificado que era preciso mudar a estratégia da
aula, com a mesma proposta foi concluído que era necessario uma nova atividade
com a sala dividida em dois grupos para facilitar o entendimento da proposta e
finalizar a aula.
Estratégias
Utilizadas: Roda de Conversa.
Conclusão
Com
o projeto Ginástico Acrobática na Escola, concluímos que apesar das questões
técnicas e competitivas que circundam todo o universo das ginásticas, é
perfeitamente possível trabalhar com suas modalidades na escola, principalmente
se falarmos da GACRO. O seu caráter inclusivo e de certa forma sua pouca
popularidade acabam por contribuir nas aulas, de modo que as mesmas não são
contaminadas pelos dispositivos midiáticos, dando possibilidades de descobertas
e quebras de paradigmas, desvencilhando-se das questões competitivas e de
rendimento que tanto assolam as aulas de Ed. Física escolar.
O
projeto sofreu algumas alterações, de modo que as atividades foram
desenvolvidas respeitando o nível de compreensão e estágio maturacional dos
alunos.
As
alterações foram todas de cunho adaptativo, mantendo o seu caráter lúdico,
visando sempre o objetivo geral do trabalho. A ampliação da cultura corporal.
Partindo desse pré-suposto, fica evidente que ao término das aulas, os alunos
conseguem diferenciar a GACRO dentre as demais modalidades gimnicas. Sendo
assim, podemos afirmar que no que diz respeito à cultura corporal, o objetivo
foi atingido de maneira positiva e produtiva.
No
que diz respeito à formação humana, a principal atitude do professor, “é ensinar a vivenciar os valores humanos,
criando atividades onde o aluno tenha a oportunidade de experienciar a
cooperação, a responsabilidade, a amizade, a solidariedade, o respeito a si
próprio e aos demais, etc...” (SOUZA, E. P. M.). O sucesso da proposta
pedagógica depende do entendimento por parte dos professores que, para o
desenvolvimento de um trabalho de qualidade, precisamos parar de olhar para tudo,
e passarmos a enxergar o todo (MORIN). Dessa forma, questões como as citadas
acima podem ser alcançadas com êxito desde que o professor tenha em mente que
seus objetivos não abrangem noções técnicas ou de desempenho.
Referências:
·
PICCOLO,
MERIDA &MERIDA -Redescobrindo a Ginástica Acrobática. Porto Alegre, v. 14,
n.02, p. 155-180, maio/agosto de 2008.
·
SOUZA,
E. P. M.- Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral – FEF – Unicamp.
·
BREGOLATO,
R. A. - Cultura corporal da ginástica. São Paulo Ícone 2006.
·
CONCEIÇÃO,
R. B. - Ginástica escolar. Rio de Janeiro Sprint 1998.
·
MORIN,
EDGARD, 1921 - A cabeça bem feita. Rio de Janeiro Bertrand Brasil 2001.
·
AYOUB,
ELIANA - Ginástica geral e educação física escolar Campinas, SP Ed. Unicamp
2003.
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