Manifestação corporal
Educação Física
Já há algum tempo a mídia deixou de ser um instrumento que apénas informa e atualiza o cidadão. Você já parou para pensar o que te leva a comprar naquela loja ou aquela determinada roupa, ou como é possível que um único brinquedo seja capaz de agradar crianças com costumes, formações e idades diferentes?
Você já ouviu falar em mensagem subliminar?
Mensagens subliminares são formas de propaganda não percebidas pelo nosso consciente, mas que fica gravado no inconsciente. Esse conceito foi criado em 1957, pelo especialista em marketing James Vicary. (Folha Universal, 22/11/09, pag.9)
A eficácia da tal mensagem não foi comprovada cientificamente, porém alguns países proibiram o uso da mesma, e em 1974 a Organização das nações Unidas (ONU) anunciou que o uso de mensagens subliminares é uma ameaça aos direitos humanos.
Apesar de ser condenada pela ONU, a prática ainda e usada de forma camuflada em alguns tipos de propaganda.
Segundo a socióloga Valquíria Padilha, autora do livro “shopping Center: a Catedral das Mercadorias,” é crescente o número de pessoas que colocam o consumo no centro de suas vidas. (Folha Universal, 22/11/09 ,Pag.09).
Bares, boates, estilos musicais, gastronômicos, ou de arte e lazer, de certa forma estão ligados e dependentes da mídia. Ela se tornou um poderoso instrumento de manipulação, influenciando, e muitas vezes, ordenando a formação da sociedade.
Estilos musicais estes, que são capazes de formar opinião, ou manifestar a cultura impregnada em uma sociedade que já tem um histórico com músicas revolucionárias, assim como aconteceu na década de1980, que foi marcada pelo surgimento de bandas com músicas que relatavam insatisfação e revolta com um governo injusto e opressor. Nessa época, foi imprescindível uma determinada propaganda por parte de seus idealizadores, para que a sociedade aderisse ao movimento de um pequeno grupo.
Agora olharemos por outro ângulo.
Em que a visão do jovem contemporâneo pode ser alterada ao se deparar com determinados tipos de propaganda referentes ao esporte?
A criação cultural dos corpos femininos baseados nos conceitos padronizados pelos meios de comunicação de massa, transformando corpos belos e saudáveis em produto de exposição e marketing, assim como acontece nos comerciais de cerveja, que ligam o consumo do produto à felicidade, ao lazer, e a liberdade, distorcendo a visão do corpo saudável para transformá-lo também em mercadoria. MARIN (2008) “...Os meios de comunicação, como um dos modos de propagação e fortalecimento do poder hegemônico, passaram a interferir de modo agudo nos usos e vivências do espaço e do tempo na vida das pessoas em âmbito mundial...”
Os eventos esportivos se transformaram em um grande outdoor, unificando a prática esportiva a itens de consumo, refletindo no modo como o jovem percebe o esporte.
Segundo BETTI (1998) É comum ver por parte da mídia associação entre a qualidade do atleta (fortes, ágeis, belos) e a qualidade de diversos produtos, (carro, tênis, energético, etc.).
Rodrigo Sousa
rodrigo.f.sousa@hotmail.com
Você já ouviu falar em mensagem subliminar?
Mensagens subliminares são formas de propaganda não percebidas pelo nosso consciente, mas que fica gravado no inconsciente. Esse conceito foi criado em 1957, pelo especialista em marketing James Vicary. (Folha Universal, 22/11/09, pag.9)
A eficácia da tal mensagem não foi comprovada cientificamente, porém alguns países proibiram o uso da mesma, e em 1974 a Organização das nações Unidas (ONU) anunciou que o uso de mensagens subliminares é uma ameaça aos direitos humanos.
Apesar de ser condenada pela ONU, a prática ainda e usada de forma camuflada em alguns tipos de propaganda.
Segundo a socióloga Valquíria Padilha, autora do livro “shopping Center: a Catedral das Mercadorias,” é crescente o número de pessoas que colocam o consumo no centro de suas vidas. (Folha Universal, 22/11/09 ,Pag.09).
Bares, boates, estilos musicais, gastronômicos, ou de arte e lazer, de certa forma estão ligados e dependentes da mídia. Ela se tornou um poderoso instrumento de manipulação, influenciando, e muitas vezes, ordenando a formação da sociedade.
Estilos musicais estes, que são capazes de formar opinião, ou manifestar a cultura impregnada em uma sociedade que já tem um histórico com músicas revolucionárias, assim como aconteceu na década de1980, que foi marcada pelo surgimento de bandas com músicas que relatavam insatisfação e revolta com um governo injusto e opressor. Nessa época, foi imprescindível uma determinada propaganda por parte de seus idealizadores, para que a sociedade aderisse ao movimento de um pequeno grupo.
Agora olharemos por outro ângulo.
Em que a visão do jovem contemporâneo pode ser alterada ao se deparar com determinados tipos de propaganda referentes ao esporte?
A criação cultural dos corpos femininos baseados nos conceitos padronizados pelos meios de comunicação de massa, transformando corpos belos e saudáveis em produto de exposição e marketing, assim como acontece nos comerciais de cerveja, que ligam o consumo do produto à felicidade, ao lazer, e a liberdade, distorcendo a visão do corpo saudável para transformá-lo também em mercadoria. MARIN (2008) “...Os meios de comunicação, como um dos modos de propagação e fortalecimento do poder hegemônico, passaram a interferir de modo agudo nos usos e vivências do espaço e do tempo na vida das pessoas em âmbito mundial...”
Os eventos esportivos se transformaram em um grande outdoor, unificando a prática esportiva a itens de consumo, refletindo no modo como o jovem percebe o esporte.
Segundo BETTI (1998) É comum ver por parte da mídia associação entre a qualidade do atleta (fortes, ágeis, belos) e a qualidade de diversos produtos, (carro, tênis, energético, etc.).
Rodrigo Sousa
rodrigo.f.sousa@hotmail.com
Gostei do texto. Já li alguma coisa a respeito também. A mensagem subliminar é usada por vários ramos da sociedade, desde empresas a igrejas. Todos acham que não há mal nisso. Eu vejo que é uma forma de "coação" (indução) e por melhores intenções que possam ter os marqueteiros, pode ser perigoso. Parabéns pelo texto, Rodrigo. Continue assim.
ResponderExcluir